Você pode, sem dúvida, usar um utensílio de ferro fundido em um fogão de indução. Na verdade, o ferro fundido é um dos melhores materiais para esse tipo de fogão. Há um mito hoje em dia onde dizem que panelas de ferro não podem ser utilizadas em indução, provavelmente por um mal-entendido sobre como esses fogões realmente funcionam.
Como funciona um fogão a indução?
Fogões de indução utilizam ímãs e eletricidade para gerar calor. Portanto, o melhor tipo de panela para fogões de indução é aquele feito de um material naturalmente magnético—ou seja, um metal ferroso. O ferro e o aço são as melhores opções para a indução, enquanto materiais como cerâmica, alumínio e cobre precisam de uma base de aço ou ferro para funcionarem adequadamente.
Fogões de indução têm uma bobina de fio de cobre sob uma placa de vidro cerâmico (é sobre essa superfície que você coloca a panela). Quando o fogão é ligado, uma corrente elétrica alternada passa por esse fio, criando um campo magnético flutuante acima da boca do fogão. Ao colocar uma panela de ferro em cima, esse campo gera várias pequenas correntes elétricas dentro do metal, aquecendo o recipiente de cozimento. (Essa é a mágica da indução: sua panela se aquece de dentro para fora.)
Graças a esse processo de aquecimento magnético, cozinhar em um fogão de indução proporciona um calor mais uniforme e pode eliminar pontos quentes na superfície de cozimento. Além disso, as panelas aquecem mais rapidamente, então tome cuidado (mais sobre isso abaixo).
Afinal, preciso de algum cuidado especial ao usar a panela na indução?
Cozinhar em uma panela de ferro fundido em um fogão de indução é praticamente igual a usar qualquer outra superfície de cozimento. No entanto, há duas dicas importantes que valem a pena destacar:
1. Pré-aqueça sua panela em fogo baixo
Mudanças rápidas de temperatura não são boas para o ferro fundido; o ferro se expande quando aquece e se retrai quando esfria. Em casos extremos, forçar esse processo a acontecer muito rapidamente pode causar problemas como rachaduras ou empenamento. Fogões de indução são conhecidos por aquecer panelas muito mais rapidamente (essa é uma das vantagens da indução). Recomendamos pré-aquecer sua panela em fogo baixo no fogão de indução por alguns minutos antes de aumentar a temperatura. Isso permitirá que a frigideira aqueça gradualmente e de maneira mais uniforme, ajudando a evitar pontos quentes.
2. Use uma boca do fogão que corresponda ao diâmetro da sua panela ou o mais próximo possível.
Embora essa recomendação também seja válida para fogões a gás ou elétricos, isso é ainda mais importante ao cozinhar na indução.
Cozinhar em uma boca de fogão de tamanho apropriado garantirá que a superfície de cozimento da panela aqueça de forma uniforme.
A panela de ferro pode arranhar o vidro do meu fogão?
A possibilidade de arranhões é uma preocupação comum para quem cozinha em qualquer tipo de fogão com superfície de vidro, seja elétrico ou de indução. Arranhões são raros, mas podem acontecer ocasionalmente se você estiver usando uma panela com uma superfície externa mais áspera. Esse é um dos muitos motivos pelos quais as nossas frigideiras de ferro fundido são polidas.
Para evitar qualquer possibilidade de arranhão, certifique-se de não deslizar a panela pela superfície do fogão. Se precisar mover a frigideira para outra boca, levante-a e coloque-a de volta, como faria em um fogão a gás. E, o mais importante, não deixe a panela cair sobre o fogão, pois isso pode rachar o vidro.