Dicas essenciais para manter e afiar a sua faca
Ao contrário de uma lâmina bem afiada, a faca sem fio exige mais força para cortar um ingrediente e pode causar acidentes caso ela escape da sua mão. Ai!
Dicas essenciais para manter e afiar a sua faca
Não há nada mais frustrante na cozinha do que usar uma faca cega. Isso não só torna os preparos mais difíceis e os resultados das suas receitas pouco atraentes, mas também é bem perigoso.
A manutenção da sua faca dependerá de vários fatores, como a frequência de uso, ingredientes que você corta, superfície de corte utilizada e como você armazena a sua preciosa lâmina.
Por isso, antes de falarmos sobre os métodos de afiação, vamos listar tudo que devemos evitar a fim de prolongar a vida útil das nossas facas:
- Cortar sobre superfícies de vidro ou pedra: tábuas de mármore são lindas, certo? Então guarde elas para servir a mesa. Devido a sua extrema dureza, o fio da sua faca desaparecerá rapidamente se você utilizar ela sobre qualquer um desses materiais. Por isso, sempre utilize tábuas de madeira ou plástico.
- Deixar a faca solta e sem proteção em uma gaveta com outros utensílios: colocar a sua faca sem uma proteção dentro de uma gaveta cheia de utensílios é uma ótima forma de lascar e danificar a lâmina. Armazene em um estojo ou proteja a lâmina com uma guarda.
- Lavar na lava-louças: seja nas gavetas ou nos cestos de talher, lavar uma faca na lava louças não é uma boa ideia. A pressão do jato de água certamente vai movimentar a faca e fazer com que ela se choque com os outros utensílios que estão ali. Lave sempre as suas facas a mão, secando e armazenando imediatamente depois.
- Raspar a faca na tábua de corte: esse é um hábito comum. Seja para transferir aquela cebola picada diretamente para panela ou limpar a sua tábua de corte. Raspar o fio da faca sobre qualquer superficie irá desalinhar e danificar o fio. Se você estiver acostumado a esses hábitos, faça-os com a espinha da faca (parte oposta ao fio).
- Utilizar uma faca cega: como falamos anteriormente, uma faca cega exige uma pressão muito superior para atravessar os alimentos, o que aumenta significativamente a chance de causar acidentes. Se manuseada com atenção e cuidado, a utilização de uma faca afiada é bem mais simples e segura.
- Usar uma faca para tarefas diversas: sua faca não é uma chave de fenda. Sua faca não é adequada para limpar quinas. Sua faca não abre latas. Utilize a sua faca somente para, bem… tarefas de faca.
Agora que falamos sobre o que não fazer com uma faca, vamos aos métodos mais comuns para mantê-las sempre em forma.
- Método #1 (para os cozinheiros práticos). Afiador manual ou elétrico. Afiadores manuais ou elétricos são uma boa opção para aqueles que preferem não dedicar muito tempo a afiação com pedras. Um dos aspectos importantes sobre esses afiadores, seja ele manual ou elétrico, é a quantidade de aço que eles consomem ao afiar a faca. Como são muito abrasivos, o aço da faca é rapidamente consumido por eles. De qualquer forma, salvo se você utilizar a sua faca diariamente ou com uma frequência elevada, eles atenderão perfeitamente na maior parte dos casos. Estes equipamentos normalmente possuem 2 estágios, um para criar o fio e outro para dar o acabamento. Dê preferência a estes modelos quando estiver pesquisando para comprar.
- Método #2 (para os cozinheiros dedicados). Pedras de afiar. De longe, sem sombra de dúvidas, é o melhor método para afiar as suas facas. Utilizar um bom par de pedras não só vai garantir o melhor fio, mas também é a forma que menos desgasta o aço da faca. Aprender essa técnica corretamente leva tempo e requere alguns conhecimentos, mas assim que você pegar o jeito, a diferença será evidente.
Comprando e mantendo a pedra
O atributo mais importante que deve ser compreendido ao adquirir uma pedra de afiar é o seu grão ou em inglês, grit. Variando entre #100 e até #10.000, esse número indica o nível abrasivo da pedra.
Quanto menor o número do grão: mais grossa e abrasiva será a pedra.
Quanto maior o número do grão: mais fina e propícia para polimento e acabamento do fio será a pedra.
Recomendamos que você tenha duas pedras no seu kit. Uma com grão médio (cerca de #800 a #1000) para reconstituir o fio da faca e uma com grão fino (#2000 até #6000) para polir e dar o acabamento no fio. Pedras acima de #6000 são utilizadas por profissionais, por isso não recomendamos a sua compra, a diferença no resultado é quase imperceptível (também são extremamente caras).
Comprar pedras no Brasil ainda é uma tarefa difícil, no entanto elas podem ser encontradas frequentemente em lojas especializadas em culinária asiática ou facilmente pela internet.
E a chaira? Para o quê serve?
Ao fatiar, picar e cortar é perfeitamente normal que o fio da faca fique desalinhado. É por isso que os profissionais, quando alternam entre um corte e outro, passam rapidamente a lâmina pela chaira. Isso alinha o fio da faca, mantém a durabiliadade e também a precisão do corte.
Mas lembre-se: chairas não são afiadores! São utilizados exclusivamente para alinhamento do fio.
Resumindo
Armazene as suas facas de forma adequada e mantenha a lâmina sempre afiada. Além de ser mais seguro, seu tempo na cozinha será prazeroso e eficiente!