Como fazer a tradicional pizza napoletana em casa?
Uma boa pizza começa com uma boa massa e ingredientes de qualidade.
Como fazer a tradicional pizza napoletana em casa?
Quando falamos da genuína pizza ao estilo napolitano, a A.V.P.N (Associazione Verace Pizza Napoletana) apresenta um conjunto de regras e regulamentos a serem seguidos. De acordo com a associação, a massa deve ser feita, misturada e moldada de uma forma específica, assada em uma determinada temperatura e coberta com ingredientes selecionados. Todas essas especificações poderiam ser seguidas, mas a única parte do processo que você não poderia recriar em casa é que a pizza deve ser assada em um forno de pedra a cerca de 500 ° C por 60 a 90 segundos.
Os fornos domésticos simplesmente não esquentam tanto – o limite das temperaturas ficam em torno de 240-250 ° C. Não é apenas por uma questão de definição que a pizza napolitana precisa ser assada em uma temperatura extremamente alta por um curto período de tempo – na verdade, essa etapa é essencial para o resultado final. A alta temperatura confere à pizza aquela crosta linda, crocante e aerada que todos desejamos…
E se você quisesse replicar a tradicional pizza napoletana em casa? O que fazer?
A resposta é: transfira o calor o mais rápido possível para a massa utilizando um bom condutor térmico, seja uma pedra ou a nossa chapa (8x mais eficiente 😉) Pizza Steel
Esse artigo é um breve manual sobre como produzir as melhores pizzas na sua casa utilizando o seu Pizza Steel. Listamos técnicas, receitas e combinações de sabores, tudo para que você se divirta e aprecie ao máximo uma noite de pizzas deliciosas no conforto da sua casa.
Truques e dicas
1.Ao fazer a sua massa, não exagere na quantidade de fermento
O excesso de fermento vai acelerar a fermentação e afetará o sabor final da massa. Utilize a quantidade de fermento recomendada pela receita e deixe que a massa fermente por longos períodos no refrigerador.
2. Massa com maior hidratação = massa mais aerada e leve
Massas com alto teor de hidratação podem ser um pouco mais trabalhosas de se manusear. Quando fizer a massa, evite a tentação de adicionar mais farinha durante o processo. A sua recompensa será uma massa leve e bem aerada. Você encontra a nossa receita de massa de pizza aqui.
3. Permita que a massa descanse e fermente por um longo período
Longos períodos de fermentação favorecem o sabor final da massa e tornam a digestão mais fácil.
4. Não utilize molhos prontos para fazer a sua pizza
Um molho de tomate é simples de se fazer. Não comprometa todo o seu trabalho com um molho de tomate pronto!
5. Faça a pré-moldagem da massa antes da última etapa de fermentação.
Antes da sua massa entrar na fase final de fermentação no refrigerador, porcio- ne e forme as bolas de massa que se tornarão pizzas.
6. Planeje o seu mise en place!
Antes de começar a sua noite de pizzas, tenha todos os ingredientes prontos e porcionados. Concentre-se apenas em montar e assar suas deliciosas pizzas.
7. Utilize um Pizza Steel ou similar
Seja a gás ou resistencia elétrica, indentifique onde está a fonte de calor. A sua pizza deve ser assada no ponto mais quente do seu forno.
8. Abra a sua massa em uma superfície enfarinhada
Utilizar um acessório para reter o calor do seu forno como uma pedra ou um Pizza Steel é essencial para elevar os resultados da pizza feita em casa. O calor absorvido pela chapa é transferido rapidamente para a pizza, fazendo com que haja calor suficiente durante o processo de cocção.
9. Mantenha a integridade da massa ao abrir o disco
Quando estiver montando sua pizza, abra o disco em uma superfície com enfarinhada, de preferência com farinha de sêmola ou farinha de arroz.
10. Massa com maior hidratação = massa mais aerada e leve
Ao abrir a massa em discos, tenha cuidado em manter o ar dentro da massa. Não utilize rolos de massa, apenas as mãos e a gravidade.
A despensa da pizza
Selecionamos alguns ingredientes para inspirar você na combinação de sabores das suas pizzas. Sinta-se livre para escolher e adicionar os que mais agradam o seu paladar.
Queijos
Mozzarela fresca
Parmesão
Straciatella
Provolone
Burrata
Ricota
Taleggio
Brie
Canastra curado
Legumes & etc
Cebola
Cebola roxa
Alho
Brócolis
Rúcula
Basílico
Manjericão
Tomates italianos
Tomate cereja
Azeitonas
Limão sciciliano
Cogumelos
Condimentos
Azeite
Pimenta calabresa
Orégano seco
Pesto
Sal
Pimenta do reino
Tomates italianos em lata
Passata de tomate
Trufas ou azeite aromatizado
Pistache
Nozes pecan
Mel
Figos secos
Carnes e charcutaria
Aliche
Pepperoni
Salame
Calabresa
Linguiça
Carne de sol
Bacon
Presunto cru italiano
Presunto cru espanhol
Camarões